Grupo de transição

Presidente da Anatel alerta sobre problemas do setor de telefonia

Por anamaria - Em 08/12/2022 às 6:00 PM

Presidente Da Anatel, Carlos Baigorri. Foto Marcelo Camargoagência Brasil

Presidente da Anatel, Carlos Baigorri – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante reunião do Grupo de Transição do novo governo, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, fez um alerta sobre a questões relacionadas a telefonia, ao apontar dois grandes desafios para a nova gestão, que perduram há mais de 20 anos: a concessão de telefonia fixa e a ocupação dos postes.

De acordo com Baigorri, há 20 anos a política de telecomunicações focou em levar a rede para localidades onde ela não existia, mas que atualmente esse problema já foi resolvido ou teve a solução encontrada. “O novo desafio, que depende de política pública, é fazer com que todos os brasileiros tenham acesso aos serviços que trafegam por essas redes. O Instituto Locomotiva mostrou que as pessoas das classes C,D e E ficam metade do mês sem internet. Isso é que precisa ser corrigido”, afirmou.

Um dos pontos que o presidente da Anatel também abordou no encontro, foi sobre as regras do leilão do 5G. Segundo ele, em uma “mea culpa”, o ideal deveria ter sido transformar a licença nacional de 700 MHz, comprada pela Winity, em licenças regionais, acreditando que essa modelagem poderia ter dado mais oportunidades às operadoras regionais, algo que não foi pensado na época.

Além disso, Baigorri também chamou a atenção para assuntos que estão parados e que não podem esperar até 2025 para serem resolvidos. Dentre eles, citou o futuro das concessões, a situação da Oi e a questão da ocupação dos postes, que já teria alcançado seus limites.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder