EDUCAÇÃO DE REFERÊNCIA

Veveu Arruda convidado para compor equipe de transição de Lula na área de educação, por sua expertise no Ceará

Por Marcelo - Em 14/11/2022 às 6:36 PM

O ex-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, que teve uma gestão focada na melhoria do setor educacional daquele município entre 2011 e 2016, foi convidado para compor a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ele embarca nesta terça-feira (15) à tarde para Brasília, e afirmou que pretende participar ativamente do processo que visa à reestruturação do Ministério da Educação.

Veveu e Izolda Cela estão bem cotados para o Ministério da Educação              Foto: Divulgação

“Primeiro quero conhecer o trabalho que o novo presidente pretende realizar e ter um contato inicial com todos que compõem a equipe de transição. É algo muito importante, pois trata-se de um verdadeiro instrumento capaz de fazer as transformações necessárias para mudar o Brasil, a partir da sala de aula, dos laboratórios de pesquisa. A educação assegurando o desenvolvimento através do conhecimento”, afirmou.

Veveu Arruda, como também é conhecido, teve seu nome confirmado nesta segunda-feira (14), pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Ele exerceu papel fundamental na melhoria dos índices educacionais de Sobral, pois foi ao final de seu mandato que as escolas daquele município atingiram as primeiras colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre as principais cidades do Ceará e do Brasil.

O sucesso do trabalho foi tão expressivo que na época, o empresário Jorge Paulo Lemann esteve em Sobral naquela época e convidou Veveu para participar como ‘visiting scholar’ de um programa de um ano em meio na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Tudo a fim de se aprimorar e desenvolver um projeto voltado para a melhoria do ensino básico no Brasil, que resultou na instalação do primeiro Centro Lemann de Lideranças para Equidade na Educação, em Sobral.

Uma boa notícia para o Ceará, que já é destaque em nível nacional no setor educacional há vários anos, tanto que no último levantamento, realizado em setembro deste ano, o Ceará tinha 87 das 100 melhores escolas públicas nos anos iniciais – 1ª à 5ª série – do ensino fundamental. E a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, do município de Massapê, foi considerada a melhor escola para estudantes destes anos iniciais do Brasil.

Além disso, vale lembrar que a governadora Izolda Cela, esposa de Veveu Arruda, também realizou um forte trabalho em prol do ensino público cearense, em especial quando foi secretária de Educação, tanto que seu nome vem sendo cogitado para assumir algum posto dentro do Ministério da Educação que o futuro presidente Lula está montando.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder