SEGURANÇA ENERGÉTICA

UTE Portocem realizará o lançamento de sua pedra fundamental nesta sexta-feira

Por Marcelo - Em 02/05/2023 às 1:58 PM

O lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica de Energia (UTE) Portocem será realizado nesta sexta-feira (5), durante solenidade no Auditório do Bloco de Utilidades e Serviços do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a partir das 9 horas. O evento contará com a participação de representantes do setor industrial cearense, das prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do Governo do Ceará, além do titular do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.

Executivos da Portocem, Mitsubishi Power e Consag

Os CEOs da Portocem Geração de Energia S/A e da Ceiba Energy – Ronan Dias e Emílio A. Vicens, respectivamente -, comandarão a atividade, que marca o início de um investimento de R$ 4,7 bilhões para a construção da unidade, na Zona de Processamento e Exportação do Ceará (ZPE Ceará). A Portocem assinou contrato de engenharia, aquisição e construção com um consórcio formado pela Consag e a Mitsubishi Power para implantar a usina, que deve entrar em operação em 1º de julho de 2026.

“A Portocem selecionou equipamentos de classe mundial ao escolher a Mitsubishi Power e uma construtora com larga experiência neste tipo de obra – a Consag, que nos ajudarão a transformar a região em um importante Hub de gás natural na América Latina, atraindo outros investimentos sustentáveis”, afirmou Ronan Dias, na assinatura dos contratos, realizada em março último.

A construção da UTE Portocem deverá gerar cerca de 1.700 empregos diretos durante as obras, que englobam estruturas, além da montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos. Com capacidade de 1.572 MW, o empreendimento dará mais segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN), operando nos momentos de baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, baixas velocidade de ventos e da intensidade de sol (que prejudicam a geração eólica e solar, respectivamente).

Mais notícias

Ver tudo de IN News