movimentações atípicas

AGU pede investigação sobre possível uso de informação privilegiada antes de tarifaço de Trump

Por Marlyana Lima - Em 20/07/2025 às 5:15 PM

2022 02 10t121137z 1 Lynxmpei190mo Rtroptp 4 Dolar Abre

A nova frente da investigação busca entender se houve movimentações financeiras atípicas  – Foto: Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de uma investigação para apurar se houve uso de informações privilegiadas com fins de lucro no mercado cambial, às vésperas do “tarifaço” anunciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.

A medida foi protocolada neste sábado (19) no inquérito que já investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta articulação com autoridades norte-americanas em ações de retaliação ao governo brasileiro e ao STF. A nova frente da investigação busca entender se houve movimentações financeiras atípicas relacionadas ao anúncio da taxação de 50% sobre as exportações brasileiras para os EUA, com início previsto para 1º de agosto.

Segundo a AGU, há indícios de que informações sensíveis possam ter sido utilizadas para ganhos ilícitos no mercado financeiro, o que poderia configurar crime contra o sistema financeiro nacional. O órgão ressalta que os fatos investigados não apenas se limitam à obstrução da Justiça, como apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas envolvem também possíveis benefícios financeiros obtidos de forma ilegal.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business