MERCADO FINANCEIRO

Analistas creem que ações da Eletrobras podem valorizar até 60% em um ano

Por Marcelo - Em 18/07/2022 às 10:44 AM

Especialistas de mercado acreditam que as ações da Eletrobras devem registrar ganhos de até 60% num prazo de 12 meses, após o processo de privatização da companhia concluído no  mês passado. O motivo é que tal fato deverá proporcionar uma redução de seus custos operacionais, por causa dos ganhos de eficiência que estão sendo projetados. E isso beneficiará não apenas os novos acionistas, como também os antigos, inclusive o Governo Federal.

Eletrobras deve ter um aumento significativo no valor de seus papéis               Foto: Divulgação

Afinal, a União ainda é dona de 30,4% do capital da companhia, de acordo com reportagem do Valor Econômico. E se forem consideradas as participações do BNDES e do BNDESPar, esse percentual sobe para 34%. Isso faz com que o Governo Federal tenha direito a veto em assuntos estratégicos, pois possui a ‘Golden Share’.

Segundo analistas de mercado, o processo de privatização da Eletrobras colocou a companhia em um nível elevado, o que acaba influenciando diretamente no preço de suas ações. Basta ver que desde que foi privatizada, suas ações ordinárias tiveram alta de 9,1%, e as preferenciais classe B de quase 14%, mesmo com o Ibovespa tendo registrado queda de 5,89% no período.

Atualmente, a Eletrobras tem um valor de mercado de R$ 100 bilhões, e aparece entre as dez maiores companhias listadas na B3. Sem estar acorrentada a algumas regras que devem ser seguidas pelas estatais, o mercado acredita que os resultados da elétrica devem subir substancialmente, ampliando o pagamento de dividendos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business