MOBILIDADE ELÉTRICA
Ceará anuncia chegada da MG Motor e consolida polo automotivo multimarcas
Por Marcelo Cabral - Em 25/06/2026 às 1:48 PM
O Ceará avança de forma decisiva na consolidação de sua indústria automotiva ao anunciar a chegada da montadora MG Motor à Planta Automotiva do Ceará (PACE), situada em Horizonte. A operação marca um novo ciclo de investimentos e posiciona o Estado como um dos principais vetores da mobilidade elétrica no Brasil. A solenidade foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas e contou com a presença do CEO da multinacional, Yang Li, além de empresários e lideranças políticas. E as negociações com outra montadora asiática seguem em ritmo acelerado e, em breve, deve ser anunciada a vinda da terceira fabricante para a PACE.

Rodrigo Teixeira, Yang Li, Elmano de Freitas, Danilo Serpa, Nezinho e Jô Farias, durante o anúncio da chegada da MG Motor à Planta Automotiva do Ceará Fotos: Aldaíla Bongiovi/Portal IN
A partir de outubro, a unidade iniciará a produção de dois modelos estratégicos: o MG4 Urban, um hatch 100% elétrico que chega como lançamento global, e o SUV MG S5, que combina tecnologia, conforto e desempenho. O projeto prevê a produção inicial de 50 mil veículos ao longo dos próximos quatro anos, dentro de uma estratégia que vai além da manufatura e busca estruturar um ecossistema automotivo inovador na região. O investimento inicial foi de R$ 400 milhões, do Grupo SAIC, controlador da MG Motor, na primeira planta automotiva multimarcas do Brasil.
Durante o evento, o governador destacou que a concretização do projeto é resultado de um esforço articulado entre diferentes esferas, incluindo a atuação da bancada nordestina no Congresso Nacional para a manutenção de incentivos fiscais estratégicos para o setor automotivo na região. O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, acompanhado da esposa, a deputada estadual Jô Farias, resumiu em uma palavra o seu sentimento. “Gratidão! Ao governador Elmano de Freitas, desde o momento que ele falou da possibilidde de trazer um polo automotivo para a infraestrutura que tínhamos no nosso município e que, hoje, se transforma em realidade”, agradeceu.

MG S5 é um SUV que une conforto, desempenho e tecnologia embarcada, pontos altos da montadora
Elmano também ressaltou o papel decisivo da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) na estruturação da PACE – projeto que envolveu a desapropriação da antiga fábrica da Troller -, e a atuação da Comexport. “Penso que as coisas devem ser assim. Você constrói uma relação de confiança com gesto, com postura, com compromisso. Existe algo diferenciado neste Estado, que é uma governança responsável e profissional. Quando chega um investidor aqui já é informado sobre quais incentivos o Estado tem, a segurança jurídica, como pode participar, que investimentos o Estado pode fazer para melhorar a ambiência do negócio que vai aqui se instalar”, afirmou.
O chefe do Executivo estadual reforçou ao executivo da MG Motor, a solidez institucional do Ceará como diferencial competitivo para atração de investimentos de grande porte. “O senhor não faz o compromisso com um governador, mas sim com o Estado do Ceará, pois quem vai fazer um investimento vultoso sempre busca um estado onde há segurança de que as regras e os acordos serão cumpridos. E é um orgulho saber que um carro bonito, tão tecnológico e moderno como esse vai ser produzido aqui”, complementou Elmano de Freitas. E lembrou que, por meio do Porto do Pecém, os veículos da MG Motor deverão ser exportados para outros países.
Companhia centenária
Fundada em 1924, na Inglaterra, a MG Motor é reconhecida globalmente por seu design e inovação tecnológica, tendo comercializado mais de 4,5 milhões de veículos no ano passado. A entrada da marca no Ceará também representa um movimento estratégico de expansão no mercado brasileiro. “Hoje, anunciamos a fabricação nacional dos dois modelos da MG Motor no Brasil, em parceria com a Comexport e o Governo do Ceará, na PACE. Estamos criando 600 empregos diretos e indiretos, e vamos trabalhar para a atração de fornecedores e expansão da nossa rede de concessionárias em todo o País”, explicou Thiago Marques, diretor de Marketing da MG Motor do Brasil.

MG Urban será o modelo de entrada da marca inglesa no Brasil
Para o presidente da Adece, Danilo Serpa, a chegada da montadora inglesa reforça o caráter inovador do projeto da PACE, concebido para operar como uma planta multimarcas – um modelo ainda inédito no País. “O Ceará está mostrando para o Brasil e o mundo que é possível inovar. Já produzimos aqui o Chevrolet Spark e a Captiva. Hoje celebramos mais um grande passo, com a chegada da MG Motor ao nosso polo automotivo, que irá fabricar o MG Urban e o MG S5”, ressaltou.
Ele destacou que o avanço é fruto de uma estratégia consistente de atração de investimentos e fortalecimento do ambiente de negócios. “Estamos criando um ambiente que vai gerar inúmeras oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e inovação, combinando com aquilo que o Ceará tem de melhor: a criatividade, a inteligência, a capacidade de superação e a enorme vontade de trabalhar do povo cearense. E o novo desafio será atrair os sistemistas, indústrias de autopeças e componentes que formam a cadeia produtiva. Estou convicto que o Ceará reúne todas as condições para se tornar um grande polo integrado da indústria automotiva brasileira”, concluiu Danilo Serpa.
Mais do que a chegada de uma nova montadora ao polo automotivo situado em Horizonte, o anúncio simboliza um reposicionamento estratégico do Ceará na indústria automotiva nacional. Mas, principalmente, em alinhamento às tendências globais de eletrificação, inovação e sustentabilidade.
Mais notícias
MERCADO IMOBILIÁRIO


























