TURISMO DE NEGÓCIOS

Centro de Eventos do Ceará encerrará o ano de 2023 com 122 realizações

Por Marcelo - Em 20/12/2023 às 8:32 PM

O Centro de Eventos do Ceará (CEC), equipamento do Governo do Estado gerido pela Secretaria do Turismo (Setur), irá encerrar este ano com 122 feiras, seminários e congressos realizados. Esse número representa um aumento de 20%, aproximadamente, se comparado com o ano anterior, quando ocorreram 102 eventos nos pavilhões. Para a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, o resultado mostra o impacto do equipamento para o turismo de negócios no Estado.

Centro de Eventos do Ceará tem estrutura moderna e muito versátil

O espaço é um dos mais modernos da América Latina e se destaca como o principal indutor do turismo de negócios no Ceará. Vários fatores colaboram para esse cenário positivo, como a ótima infraestrutura e a versatilidade, o que possibilita a montagem dos mais variados eventos, além da promoção que temos realizado com objetivo de novas captações”, afirma.

Ela ainda destaca que os participantes dos congressos, feiras e convenções realizadas no CEC ao longo do ano estão utilizando mais da cadeia produtiva do turismo. “Temos identificado, por exemplo, ótimos números relacionados à ocupação hoteleira durante a realização de muitos eventos. Isso mostra que o público que vem ao Ceará a negócios está utilizando mais a cadeia produtiva do turismo. É muito importante, pois se traduz em ganhos para todo o estado e para o trade”, destaca.

A estimativa é de que 537 mil pessoas tenham participado dos eventos que o CEC sediou em 2023. De acordo com uma pesquisa realizada pela Setur, cada viajante que vem participar de feiras ou congressos no Ceará gasta cerca de R$ 700,00 diariamente, com estadia média de cinco dias.

Segmentos

O portfólio de eventos sediados ao longo do ano pelo equipamento conta com o Intersolar Summit, maior encontro sobre o tema da Região Nordeste; reunião do Consórcio Nordeste; o Dragão Fashion Brasil; a Expoevangélica; a Expolog; a PEC Nordeste e o Congresso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). No segmento musical, passaram pelo CEC os artistas Leonardo, Marisa Monte e o grupo Sorriso Maroto com a turnê ‘As Antigas’.

Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Enid Câmara avalia positivamente o ano, considerado o mais importante do período pós-pandemia. “Tivemos um ano importantíssimo de retomada, ultrapassando os números de 2019. Nós do setor corporativo, feiras e congressos estamos muito felizes, pois o nosso Centro de Eventos está, cada vez mais, se tornando um equipamento competitivo, o que mostra para o Brasil a força do Nordeste, do Ceará. É um equipamento que orgulha toda nossa cadeia produtiva e nosso ecossistema de eventos”, ressalta.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business