Logística aérea

Com mais de 200 toneladas exportadas, voo da Latam Fortaleza–Lisboa surpreende no transporte de carga

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 29/05/2025 às 12:51 PM

Voo Inaugural Latam, Fortaleza Lisboa (19)

O desempenho revela o potencial logístico da capital cearense como polo exportador e confirma a aposta da Latam em operações mais descentralizadas Foto: Douglas Filho

Nem só de turistas vive a nova rota internacional entre Fortaleza e Lisboa. Desde que foi inaugurado, em 7 de abril de 2025, o voo sazonal da Latam se destacou por um dado que passou longe dos holofotes, mas não dos bastidores da economia: o transporte de cargas. Em menos de dois meses de operação, a companhia já movimentou 208 toneladas de produtos – em sua maioria frutas e alimentos perecíveis — com destino a Portugal.

O desempenho revela o potencial logístico da capital cearense como polo exportador e confirma a aposta da Latam em operações mais descentralizadas para atender à demanda internacional com maior eficiência.

Com uma frequência semanal programada até 20 de outubro, o voo sai de Fortaleza às segundas-feiras pela manhã e retorna de Lisboa no início da noite, operando com aeronaves Boeing 787, com capacidade para cerca de 300 passageiros. No período de 7 de abril a 25 de maio, foram cerca de dois mil embarques no sentido Brasil–Portugal e 1.300 no trajeto inverso. A taxa de ocupação média nos assentos também surpreendeu: 94% na ida, 63% na volta.

Líder em movimentação aérea no estado, com cerca de 200 voos semanais, a companhia reforça que o futuro da rota sazonal dependerá da evolução dos indicadores — mas o termômetro atual é promissor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business