
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
Comissão Europeia mantém metas de emissões de CO2 para 2035
Por Redação - Em 06/03/2025 às 12:34 AM

A revisão dos regulamentos de emissões será antecipada para os últimos dois trimestres de 2025 FOTO: Pixabay
A Comissão Europeia reafirmou nesta quarta-feira (5) seu compromisso com as metas ambientais para a indústria automotiva, mantendo o objetivo de que todos os carros e vans novos vendidos na União Europeia não emitam mais dióxido de carbono (CO2) até 2035. Além disso, o órgão também manteve o objetivo intermediário de 2030, que visa uma significativa redução nas emissões até essa data.
A decisão veio após uma concessão feita na última segunda-feira (3), quando a Comissão cedeu à pressão dos fabricantes de automóveis europeus, concedendo-lhes um prazo adicional de três anos, em vez de um, para cumprir as metas de redução de emissões. A prorrogação foi vista como uma forma de evitar multas pesadas, mas ainda assim, o cumprimento das metas de 2025 continua sendo um grande desafio para a indústria.
Em sua apresentação do plano de ação, o comissário de transportes, Apostolos Tsitsikostas, destacou que a revisão dos regulamentos de emissões será antecipada para os últimos dois trimestres de 2025, mas afirmou que as metas para 2025, 2030 e 2035 permanecem inalteradas. Tsitsikostas também afirmou que a principal prioridade da Comissão é garantir que as montadoras da UE consigam eletrificar seus modelos e competir com os gigantes do setor dos EUA e da China.
Apesar disso, a decisão foi criticada por diversos grupos de interesse. A associação de consumidores BEUC e o grupo de pesquisa de transportes T&E manifestaram descontentamento com a prorrogação, afirmando que ela reduzirá a pressão sobre os fabricantes para produzir veículos mais acessíveis e deixará a Europa ainda mais para trás em relação à China, que tem avançado rapidamente na produção de veículos elétricos. O grupo T&E chamou a decisão de “uma grande concessão à indústria” e pediu que os parlamentares da União Europeia mantenham firmeza quanto às metas de emissões para 2030 e 2035, rejeitando pressões adicionais.
Por outro lado, a E-Mobility Europe, um grupo de lobby que representa os fabricantes de veículos elétricos e fornecedores de infraestrutura de carregamento, lamentou a flexibilização do cronograma para 2025, mas reconheceu a importância de implementar outras medidas estratégicas. O grupo defendeu a priorização da implementação de infraestrutura de carregamento, o aumento da produção de baterias e o apoiamento de frotas corporativas, visando acelerar a transição para a mobilidade elétrica na Europa.
Embora a decisão da Comissão Europeia possa ser vista como uma tentativa de equilibrar as demandas da indústria automotiva e as metas ambientais, a medida levanta questionamentos sobre o ritmo da transição energética do setor e o impacto a longo prazo nas metas climáticas da região. A pressão para reduzir as emissões continua sendo um ponto crucial para a indústria, especialmente em meio à crescente concorrência global.
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