REFLEXOS GLOBAIS

Covid-19 afeta economia global e leva o FED a reduzir juros nos EUA

Por Marcelo - Em 03/03/2020 às 7:50 PM

Federal Reserve cortou juros em reunião extraordinária                                                                          Foto: Divulgação

A epidemia do Covid-19, que começou na China e vem se espalhando por outros países, nos mais variados continentes, vem agitando o mercado financeiro global. Tanto que nesta terça-feira (3), o Federal Reserve (FED – banco central dos Estados Unidos) reduziu os juros em 0,5 ponto percentual, durante reunião extraordinária, uma vez que a reunião ordinária ocorrerá nos próximos dias 17 e 18.

Em nota, o FED destacou que a economia americana segue forte, mas o Covid-19 está afetando a atividade econômica internacional. “À luz desses riscos e em apoio ao cumprimento de duas metas de máximo emprego e estabilidade de preços, o Comitê Federal de Mercado Aberto decidiu, hoje, reduzir sua meta”, explicou.

E os reflexos negativos do Covid-19 já atingiram o mercado europeu de turismo, que deve deixas de faturar 1 bilhão de euros por mês, com o cancelamento de reservas em hotéis e passagens aéreas, principalmente de turistas chineses. As perdas são tão significativa que a ITB Berlim, maior feira de turismo do mundo, foi cancelada na última sexta-feira.

Segundo o comissário Europeu de Mercado Interno, Thierry Breton, os 27 países que integram a União Europeia já registraram a perda de dois milhões de diárias em suas redes hoteleiras, também devido ao fato de vários países, como a Itália, estarem registrando muitos casos de Covid-19 em seus territórios.

Dólar rompeu a barreira dos R$ 4,51 na sessão desta terça-feira

Brasil

No Brasil, as incertezas de mercado causadas pela doença também estão tendo muitos reflexos. Nesta terça, o dólar bateu novo recorde a ser vendido a R$ 4,511 no encerramento da sessão, uma alta de 0,53%.

O Ibovespa também sentiu os efeitos, com retração de 1,02% no fechamento do pregão da B3, aos 105.537 pontos. A falta de matéria-prima para algumas indústrias, que dependem de fornecedores chineses, também produzem efeitos negativos no desenvolvimento econômico.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business