INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Dia das Mães deverá movimentar R$ 7 bi em vendas pelo e-commerce no Brasil

Por Marcelo - Em 06/05/2022 às 12:36 PM

O e-commerce deve faturar R$ 7 bilhões com o Dia das Mães deste ano, com crescimento de 4% em relação ao ano passado. É o que indica a projeção realizada pela Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro e conta com a maior base de dados reais e transacionais do mercado digital no País. O levantamento aponta também um aumento de 11% no número de pedidos neste ano, com expectativa de 15,7 milhões de compras digitais.

Compras pela internet estão crescendo fortemente nos últimos dois anos         Foto: Divulgação

Entre as principais categorias que devem se destacar na data em 2022, estão os segmentos de eletroportáteis e o de beleza e perfumaria. Em 2021, as vendas de eletroportáteis cresceram 17% em relação a 2020, que por sua vez foi 152% maior que em 2019. Já os itens de beleza e perfumaria geraram em 2021 faturamento 20% superior que em 2020, que havia sido 151% maior que em 2019.

“Em todos os anos, as compras de eletroportáteis e de itens de beleza e perfumaria se destacam no Dia das Mães – uma das datas mais importantes do calendário do varejo nacional. As pessoas estão cada vez mais aproveitando as facilidades das compras online, especialmente pela possibilidade de pesquisar preços em variadas lojas de forma instantânea e, além disso, dispor da comodidade em receber os produtos em sua residência com rapidez”, destaca Paulina Dias, head de Inteligência da Neotrust.

Em 2021, mais de 70% dos pedidos destas categorias foram realizados com frete grátis, e a forma de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito. Além disso, mais de 66% das compras online de Dias das Mães nestas categorias são realizadas por mulheres, a maioria entre 26 e 50 anos.

De 2019 para 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil, aumentou em 152% o faturamento do e-commerce com eletroportáteis no Dia das Mães – de R$ 69,7 milhões para R$ 175,8 milhões. De 2020 para 2021, o faturamento aumentou em 17%, atingindo R$ 206,2 milhões. No ano passado destacaram-se as vendas de robôs aspiradores, fritadeiras elétricas e panelas elétricas.

Nos últimos anos, também vem crescendo o faturamento do e-commerce com itens de beleza e perfumaria no Dia das Mães. De 2019 para 2020, o faturamento cresceu 151%, passando de R$ 67,6 milhões para R$ 170,1 milhões. Em 2021 atingiu R$ 204,9 milhões, com aumento de 20% em relação a 2020. Entre os itens mais comprados em 2021, destacam-se produtos de proteção solar, para cabelos, perfumes e maquiagens.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business