SELIC

Haddad: ‘há gordura na política monetária para novos cortes de juros’

Por Redação - Em 19/10/2023 às 12:17 PM

Ministro Fernando Haddad Foto Agência Brasil

O ministro fez questão de ressaltar que o comentário não significava uma pressão no Banco Central FOTO: Agência Brasil

A taxa básica de juros, a Selic, pode cair ainda mais, avaliou, nesta quinta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ao participar do XXVI Congresso Internacional de Direito Constitucional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), em Brasília, Haddad ressaltou que há “gordura” na política monetária para novos cortes nos juros.

“O ano de 2024 será desafiador. Não sabemos quando as taxas de juros começarão a cair pelo mundo. No Brasil, temos gordura na política monetária, temos espaço para possíveis novos cortes de juros. Não estou pressionando o Banco Central, estou dizendo que há espaço efetivamente para cortar os juros”, afirmou, reforçando que o cenário externo piorou desde a pandemia de covid-19, contando ainda com guerras, aumento da inflação e das taxas de juros.

Apesar dos desafios, o ministro destacou que, no momento, não existe clareza sobre os desfechos no cenário internacional e que o Brasil precisa somar forças para a aproveitar oportunidades em áreas como energias renováveis.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business