EXPECTATIVA DA ABRAS

Macarrão e ovos têm aumento nas vendas durante o período de Quaresma e Páscoa

Por Marcelo - Em 27/03/2024 às 5:49 PM

A Quaresma, período em que os cristãos costumam fazer abstinência de carne vermelha e dão preferência a peixes e frutos do mar como preparação para a Páscoa, é uma das ocasiões mais esperadas pelo comércio e varejo. De acordo com uma estimativa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo na Páscoa de 2024 deve aumentar de 13% a 15% em volume, na comparação com 2023.

Alexandre Sales crê em alta nas vendas de macarrão e massas alimentícias

Já a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o volume de vendas relacionado à Páscoa deve ultrapassar R$ 3,4 bilhões neste ano, um aumento de 4,5% em relação a 2023, quando o comércio varejista movimentou R$ 3,29 bi, em virtude da data. Se confirmada a expectativa, será o quarto ano seguido de alta nas vendas. A crescente demanda se dá, sobretudo, em alimentos e bebidas, com pico observado na Semana Santa. Influenciado pelas tradições, o consumo de pescados e de chocolates ganha destaque nesse cenário.

Pegando carona no bom desempenho desses itens, outros produtos que compõem a cesta típica da Páscoa também têm aumento na procura. De acordo com a Abras, para o período da quaresma, o consumo de ovos deve aumentar 16,7%. Macarrão e as massas alimentícias também ganham destaque e terão lugar garantido no almoço de Páscoa em 2024. Essa é a expectativa do empresário Alexandre Sales, um dos diretores da Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e CEO do Grupo Damezza, detentor das marcas como Puríssima, Nutrilar, Danado de Bom e Coração Nordestino.

A Páscoa é uma das datas mais importante para o grupo cearense, ficando atrás apenas do Dia das Mães e Natal. Espera-se que o incremento nas vendas também englobe os biscoitos, casquinhas de sorvete e snacks, mas, são o macarrão e as massas alimentícias que lideram as projeções positivas do Grupo no período. Versátil, democrático, prático, de fácil preparo e saboroso, o macarrão harmoniza bem com praticamente todos os alimentos da mesa de Páscoa: peixes, camarões, legumes, molhos diversos, saladas e outros itens.

Esses são os principais motivos apontados para a alta da demanda. Além disso, é uma opção encontrada a preços bastante acessíveis e que podem ajudar na economia das compras para o período, substituindo o arroz, que tem sofrido alta de preço desde o ano passado. “Nos preparamos para atender aos clientes e suprir a intensa procura durante o período da Páscoa. Garantimos amplo estoque imediato para os supermercados, com uma variedade de produtos e preços especiais para garantir a satisfação do consumidor final”, afirma Alexandre Sales.

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