INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE

Presidente do CRC-CE eleito o contador mais influente da internet brasileira

Por Marcelo - Em 04/02/2022 às 1:11 PM

O contador e tributarista Fellipe Matos Guerra, foi eleito novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará no mês passado e teve seu primeiro contato com a área contábil aos 17 anos, ao fazer o curso Técnico em Contabilidade. Após se formar em Ciências Contábeis, ministrou aulas e, devido ao seu desempenho, foi convidado pelo então presidente do CRC-CE, Cassius Antunes Coelho, para realizar treinamentos sobre Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e nota fiscal eletrônica no conselho. Alguns anos depois, passou a integrar a Comissão de Sped do CRC-CE e, em 2021, foi eleito o segundo contador mais influente da internet brasileira, em pesquisa do Portal Administradores.

Super ativo nas redes sociais, soma mais de 250 mil seguidores, sendo um dos profissionais mais conceituados no segmento da Contabilidade na internet, com milhares de vídeos publicados, todos gratuitos, com materiais de alta qualidade para a classe contábil. “Meu objetivo é continuar dividindo conhecimento com a minha classe. E posso afirmar que é uma via de mão dupla, eu aprendo diariamente com os meus seguidores”, destacou.

Fellipe Guerra tem mostrado forte atuação nas redes sociais                           Foto: Divulgação

Ainda em 2021, Fellipe coordenou a chapa da oposição para concorrer à presidência do CRC-CE. Expondo ideias inovadoras para renovação do conselho, venceu a disputa com 3.360 votos. Em suas propostas, trouxe o projeto de indicação de contadores a órgãos públicos, para trazer transparência ao processo de nomeação de representantes para órgãos fiscalizadores como Junta Comercial, Conselho Curador do FGTS, secretarias de Finanças e Fazenda Estadual.

Outra proposta diz respeito à Consultoria Colaborativa, se comprometendo a buscar novos meios para a resolução de problemas reais dos profissionais da contabilidade de todo o Estado. Pretende, ainda, buscar a modernização dos processos do conselho; a implantação de múltiplos canais de atendimento; fornecer qualificação do ponto de vista dos treinamentos, orientações com relação às ferramentas e aplicação prática dessas ferramentas. O projeto também contempla a realização de um estudo orientativo sobre os honorários. A pesquisa será feita em todas as regiões do Ceará e incentivará os profissionais do Interior no sentido de torná-los mais preparados para competir em pé de igualdade com os de outras regiões do País.

Atuação destacada

Já como conselheiro efetivo e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, em 2016 Fellipe Guerra trouxe uma série de inovações ao CRC-CE. Uma delas foi o convênio com a Fortes Tecnologia e a Elore, empresa de plataforma de cursos, lançando a plataforma de EaD do conselho. “Sob a minha gestão, o conselho fechou um acordo com a Fucape Business School, trazendo, de forma inédita, a oferta do primeiro mestrado em Ciências Contábeis do Estado do Ceará”, afirmou.

Em 2017, lançou o seu primeiro livro “Descomplicando o Sped – Aspectos operacionais do Sistema Público de Escrituração Digital”. E nesse mesmo ano foi eleito um dos maiores influenciadores contábeis digitais do Brasil. Foi autor e coautor de outras obras relevantes do setor contábil, como “Contabilidade, auditoria e gestão tributária”, e “Contabilidade 20 por 20”. Já em 2019, teve seu nome imortalizado como integrante da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará. “Esse foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha vida profissional. É um legado que vou levar para o resto da vida”, celebrou Fellipe.

E para estes dois anos de seu mandato – o biênio 2022-2013 -, pretende impulsionar a categoria no Estado. “Ainda não fecharam os primeiros 30 dias de gestão e embora muito já tenha sido feito, temos um caminho longo pela frente. Estamos empenhados em realizar todas as propostas apresentadas em campanha, honrando assim, a confiança de todos os profissionais da classe contábil que nos escolheram como representantes”, concluiu Fellipe Guerra.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business