DIZ PESQUISA

Seis em cada 10 brasileiros veem prejuízos de mudanças climáticas ao turismo

Por Redação - Em 04/03/2024 às 12:03 AM

Turismo Ecológico Foto Flávio André Mtur Destinos

Cerca de 27% dos brasileiros entrevistados deixaram de fazer algum tipo de turismo com motivação de lazer devido a mudanças climáticas intensas FOTO: Flávio André/Mtur Destinos

Os efeitos das mudanças climáticas afetam diversos aspectos da sociedade e atividades econômicas, incluindo o turismo. Segundo o Ministério do Turismo (MTur), estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IRPI) constatou que 27% dos brasileiros entrevistados deixaram de fazer algum tipo de turismo com motivação de lazer devido a mudanças climáticas intensas. Além disso, na visão de 6 em cada 10 brasileiros (63%), as alterações no clima prejudicam a atividade turística, evidenciando como a questão pode comprometer o desenvolvimento do ramo no país.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, frisa o empenho do governo federal no sentido de consolidar o setor como instrumento de proteção ambiental. “Em 2023, o MTur passou a contar com um Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, destinado a promover ações na área. Também passamos a integrar, pela primeira vez, o Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia, proporcionando o uso do turismo responsável como um forte vetor de proteção do bioma”, exemplifica.

O levantamento também revela o potencial da COP 30, que será realizada em 2025 em Belém (PA), para impactar positivamente o turismo. Na avaliação de 70% dos consultados, o evento, palco de discussões sobre sustentabilidade, será importante à cidade, ao Norte do país e ao Brasil. Outros 69% consideram congressos e eventos, a exemplo da própria COP 30, importantes ou muito importantes ao turismo – porcentagem maior que a de shows de artistas internacionais (58%).

Realizado com 2.029 entrevistas a cidadãos maiores de 16 anos de idade nas 27 Unidades da Federação, o estudo do IRPI aponta o turismo ecológico como uma das principais preferências dos brasileiros que pretendem viajar neste ano. Natureza/Ecoturismo ocupa o segundo lugar entre as maiores motivações dos consultados, citada por 27% dos participantes, atrás apenas de Sol e Praia (59%).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business