Arte

Após restauro, obras de Raimundo Cela e Mário Baratta retornam para a UFC

Por Gabriela - Em 23/06/2022 às 11:07 PM

A9589917 1c27 4523 B61f 3dfc338649a3

Graça Dias Branco e Cândido Albuquerque

Nesta quarta-feira (22), cerca de um depois de afastados do Estado para restauro, dois importantes quadros do acervo da Universidade Federal do Ceará, A casa dos jangadeiros, de Raimundo Cela, e Retrato de Maria Ageldiva, de Mário Baratta, estão de volta à Instituição.

A peça de Raimundo Celafoi feita em madeira em 1945 e se encontrava, já há alguns anos, com uma mancha e com uma falha na madeira. Já o de Baratta foi concebido em óleo sobre tela na década de 1940 e apresentava desgaste em sua cor e em sua textura.

“Eu acho que a gente tem que cuidar do que é nosso. E seria muito bom se conservássemos todo esse patrimônio que temos, pois temos coisas belíssimas, obras maravilhosas”, destacou Graça Dias Branco, patrocinadora da restauração.

Além dela, participaram do encontro na UFC o reitor Cândido Albuquerque, o vice-reitor, Glauco Lobo; a diretora do MAUC, Graciele Siqueira; a diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro; a diretora do Memorial da UFC, Gerda Holanda; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; a pró-reitora de Extensão, Elizabeth Daher; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius, e o galerista Leonardo Leal.

Mais notícias

Ver tudo de Notas