Mais saúde

Com foco em melhorias na saúde dos cearenses, Assembleia Legislativa aprova projetos do deputado Salmito Filho

Por carol - Em 25/08/2021 às 9:51 PM

O deputado Salmito Filho (PDT)  é um dos parlamentares que vem chamando na atenção na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira (18), durante a sessão plenária híbrida da AL, dois projetos de indicação do deputado foram aprovados: o PI nº 181/2021, que trata da criação do hospital polo de atenção secundária no município de Quixadá, e o PI nº 232/2021, que dispõe sobre a inclusão de genitores, tutores, curadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros que auxiliam nos cuidados e bem-estar de pessoas com deficiência intelectual no grupo prioritário contra a Covid-19.

Ee6ad8b9 Ccf5 49ac 8e6f E291983021c2

Deputado Salmito Filho

Conforme consta no projeto que propõe a criação do hospital, Quixadá, localizada na mesorregião dos Sertões Cearenses, é a maior cidade do sertão central, com uma população estimada em 2020 de 88.321 habitantes segundo dados do IBGE. O hospital de atenção secundária em Quixadá abrangerá o atendimento de toda a região do Sertão Central, composta pelos municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Em relação ao PI nº 232/2021, o deputado argumenta que as pessoas com deficiência intelectual possuem dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas, como o trato respiratório e o sistema imunológico, por isso é importante imunizar as pessoas que as auxiliam e fazem parte da sua rede de apoio. Segundo consta no documento, do ponto de vista social, a convivência com esses profissionais é importante e estabelece vínculos. O afastamento em decorrência da pandemia também teve efeitos devastadores nesse sentido. Sendo assim, a vacinação de tais profissionais trará maior qualidade de vida para as pessoas com deficiência intelectual.

Mais notícias

Ver tudo de IN News