Imersão no Gênero Feminino

Com obra de Claudiana Loureiro, exposição no Museu de Arte da UFC entra nas últimas semanas

Por Gabriela - Em 21/02/2022 às 4:04 PM

Dsad

Andrea Dall’Olio, Mari Soares, Jacinta Cavalcante e Nathalie Nicolas com a obra de Claudiana Loureiro

Após lançar um olhar um olhar amplo e aberto sobre as várias formas de expressão de 24 artistas mulheres, o Museu de arte da UFC (MAUC) encerra no próximo dia 11 de março a exposição “Imersão no Gênero Feminino”.

Com curadoria de Nathalie Nicolas, a mostra exibe um diálogo em torno da questão da mulher e do meio ambiente, dentro da noção de ecofeminismo, apontando e criticando a vinculação entre a opressão patriarcal e a exploração destrutiva da natureza.

Entre os nomes, participam está Claudiana Loureiro, com a obra “Fluidez III”. A pintura possui linhas que se assemelham as ondas do mar, ou, na visão da artista, se parecem com os “percursos pelos quais caminhamos durante a jornada da vida, refletindo a fluidez presente em nosso tempo, sobre um modelo de mundo que não tem mais como ser o que era”, revela.

De acordo com a artista, “cabe ao espectador fazer sua captura do mundo presente, pois a travessia todos têm de fazer ao seu modo, em meio a veladuras, cores e respingos”, diz Claudiana.

Além dela, participam Andrea Dall’Olio, Aline Basso, Ana Débora Pessoa, Anelice Lober, Amanda Nunes, Beatriz Bley, Beatriz Gurgel, Cecília Bichucher, Jacinta Cavalcante, Maira Ortins, Mariana Porto, Maria Amélia Vieira, Mariana Soares, Mariana Zoccoli, Marcelina Acácio, Miriam Tolpolar, Monique Camelo, Naiana Magalhães, Patrícia Borges, Samira Pavesi, Tête de Alencar, Vera Dessar e Vera Sampaio.

Mais notícias

Ver tudo de Notas