FotoArte

Élcio Batista e Acrísio Sena fazem visita ao Museu da Fotografia Fortaleza

Por Gabriela - Em 06/10/2021 às 2:00 PM

Whatsapp Image 2021 10 06 At 05.50.07

Acrísio Sena, Élcio Batista e Silvio Frota

Na última terça-feira (5), o Museu da Fotografia Fortaleza recebeu a visita ilustre do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e do Deputado Estadual Acrísio Sena, que foram conferir de perto a exposição “Na Ponta dos Dedos”.

Ficamos encantados com as obras dos mais diferentes artistas brasileiros. A exposição “Na Ponta dos Dedos”, que traz fotografias táteis e autodescrições das imagens foi a que mais me emocionou. Trabalhos espetaculares, realizados por jovens cegos. Aproveitamos a oportunidade para discutir projetos de inclusão social a partir da fotografia para pessoas com deficiência”, disse Acrísio Sena.

Élcio Batista também comentou sobre a visita em suas redes sociais. “A fotografia como arte inclusiva e acessível a todos. Hoje, visitei com o deputado estadual Acrísio Sena o Museu da Fotografia Fortaleza para sentir de perto a exposição “Na Ponta dos Dedos”, que traz fotografias táteis e autodescrições das imagens. Ela é resultado da parceria integrada entre o Museu da Fotografia Fortaleza, UFC, UECE e Sociedade de Assistência aos Cegos. Aproveitei também para conferir outras exposições e me encantar com toda curadoria feita por esse importante equipamento da nossa cidade, que é o Museu. Quero parabenizar o diretor presidente Silvio Frota pelo trabalho exemplar e comovente com a arte”, escreveu.

Elcio

Élcio Batista

Aberta ao público no mês de setembro, a mostra tátil conta com 20 obras realizadas por pessoas com problemas visuais atendidas pelo projeto Na Ponta dos Dedos, entre os anos de 2019 e 2020, e tem visitação gratuita. O objetivo é fazer os visitantes interagirem com a fotografia através do tato e da audição. No lugar de fotos na parede, placas de madeira foram impressas e colocadas à disposição.

A exposição, com visitação até o dia 15 de outubro, conta ainda com fones de ouvido para escuta e imersão completa, além de apresentar um sistema de rastreio tátil desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC para a leitura das imagens com as mãos.

Mais notícias

Ver tudo de Notas