Escrita documental

Férias na Porto: Documentarista francesa Sonia Kronlund ministra aula aberta na Porto Iracema das Artes

Por Viviane Ferreira - Em 19/07/2023 às 7:25 PM

Portoiracemadasartes.org.br Portoiracemadasartes.org .br Sonia Kronlund

Sonia Kronlund

Durante programação de férias, a Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, através do Cena 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola e em parceria com a Embaixada da França, promove aula aberta sobre escrita documental para podcasts e filmes com a renomada documentarista francesa Sonia Kronlund.

O momento ocorre de forma gratuita, na próxima sexta-feira (21), às 16h, no auditório da Escola. Todos os participantes terão acesso à tradução simultânea.

Além da aula aberta, a documentarista também ministra uma oficina com a mesma temática para 20 pessoas previamente inscritas entre os dias 12 e 14 de julho. Para a aula aberta, não há necessidade de inscrição, no entanto, o auditório está sujeito à lotação e a ocupação se dará por ordem de chegada.

A aula aberta será ministrada às 16h no auditório da Escola e se propõe a desenvolver reflexões e exemplos concretos em torno da questão do ponto de vista e do uso do “eu” na narrativa documental, seja ela em vídeo ou podcast. Quando usamos o “eu”? Para que serve essa primeira pessoa? Quem é essa pessoa que diz “eu”? Será que esse “eu” sou eu? E se não sou realmente “eu”, então quem é? E se o documentário não inclui nem o “eu” e nenhum comentário, como o ponto de vista é expresso?

Sobre Sonia Kronlund

Sonia Kronlund possui DEA em filosofia estética pela Paris I – La Sorbonne. Aluna da École Normale Supérieure Fontenay-Saint-Cloud, ela possui uma “Agrégation” in Letras Modernas”. Lecionou em Londres, e também na Universidade de Paris Diderot, e foi gerente de projetos na Delegação Geral para a Língua Francesa do Primeiro Ministro entre 1994 e 1996. Colaborou no desenvolvimento e redação de inúmeros roteiros entre 1993 e 1999. Foi residente na Villa Kujoyama de maio a agosto e de novembro a dezembro de 2021.

É produtora coordenadora de ‘Les Pieds sur terre’, um documentário radiofônico diário transmitido pela France Culture desde 2002, onde se propõe a “tentar ouvir sem analisar, compreender sem comentar, abrir uma pequena janela sobre este real que nos escapa ou que nos chega sempre formatado”. Para a mesma estação de rádio, ela também produziu documentários radiofônicos relacionados a seus países favoritos, Irã, Afeganistão e Japão. Sonia Kronlund produziu diversos filmes documentais para o canal franco-alemão ‘Arte’, e também ‘Nothingwood’, uma longa-metragem gravado no Afeganistão, foi apresentado na Quinzaine des Réalisateurs, no âmbito do Festival de Cinema de Cannes 2017.

Mais notícias

Ver tudo de Notas