MULHERES QUE INSPIRAM

Prêmio RioMar Mulher reconhece importantes personalidades femininas do Ceará

Por Viviane Ferreira - Em 01/03/2023 às 12:20 AM

Image003

.

Dez importantes personalidades femininas e suas histórias de vida inspiradoras, marcadas por pioneirismo, liderança e transformação, recebem nesta quarta-feira, 1º de março, no Teatro do shopping, o reconhecimento do Prêmio RioMar Mulher.

A iniciativa do Grupo JCPM e do RioMar Fortaleza chega em 2023 à sua 7ª edição e marca o mês de homenagens às mulheres. O empresário João Carlos Paes Mendonça virá a Fortaleza para o evento, idealizado por ele em 2015.

As homenageadas em 2023 são: Almira Gomes (Moda); Cacique Pequena (Arte e Cultura); Fernanda Pacobahyba (Gestão Pública); Gaída Dias (Comunicação); Joselma Oliveira (Economia e Negócios); Lenise Queiroz Rocha (Educação); Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania); Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design); Regina Barbosa (Trabalho Social); e Riane Azevedo (Saúde).

Em sua sétima edição, uma das novidades desse ano é a apresentação de um novo design do Prêmio entregue às homenageadas, agora assinado pelo cearense Igor Sabá (@igorsabah). O artista plástico desenhou com exclusividade os troféus, trazendo como inspiração as formas femininas com elementos da natureza, em especial da folha da carnaúba, típica do Ceará e marca do seu reconhecido trabalho.

E para que o público possa conhecer e se inspirar com as trajetórias das agraciadas, além do evento também será realizada a Exposição Fotográfica “RioMar Mulher”, aberta para visitação de 1º a 19 de março, no Piso L2, em frente à loja Zara do RioMar Fortaleza.

O espaço projetado contará com fotos, assinadas por Igor de Melo, narrativas e vídeos de cada mulher..

Saiba mais sobre as homenageadas no Prêmio RioMar Mulher 2023:

Fernanda Pacobahyba (Gestão Pública) 

 

Fernanda Pacobahyba

Fernanda Pacobahyba

Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Foi secretária da Fazenda do Ceará (2019-2022), sendo a primeira mulher a assumir a posição, em 183 anos de história, destacando-se por liderar importantes pautas, como a reforma tributária e a crise dos combustíveis no País com a questão do ICMS.

Lenise Queiroz Rocha (Educação)

 

Lenise Queiroz Rocha

Lenise Queiroz Rocha

Presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), instituição que há quase 50 anos representa o sonho de desenvolvimento do Nordeste, pelo seu fundador, o Chanceler Edson Queiroz. Sua gestão é marcada por iniciativas na Universidade de Fortaleza ancoradas nos três pilares da instituição: ensino, pesquisa e extensão.

Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania)

 

Nailde Pinheiro

Nailde Pinheiro

Desembargadora, especialista em Direito Processual Civil, e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (2021-2023), com uma gestão marcada pela quebra de recordes em número de atendimentos e julgamentos de processos. Também foi presidente da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará. É autora do livro “O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro”.

Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design)

 

Neuma Figueiredo

Neuma Figueiredo

Empresária e diretora da CASACOR Ceará, mostra de decoração, design e arquitetura, que gera mais de 1200 empregos num período de 150 dias. Personalidade referência na área de decoração, arte e cultura, Neuma também é presidente do Instituto COR da Cultura, fundado em 2004, instituição voltada para a criação e coordenação de eventos culturais.

Almira Gomes (Moda)

 

Almira Gomes

Almira Gomes

Empresária e fundadora do Grupo AGF, que conta com marcas de beachwear como R. do Sol e Sand Blue. Orgulha-se de ser “chão de fábrica” e conhecer a fundo todas as etapas da confecção. A marca já exportou para os EUA, Portugal e Alemanha, sendo destaque em revistas e portais de moda nacionais. No Brasil, está presente em mais de 200 multimarcas e, também, em lojas próprias em Aquiraz e Jericoacoara (CE) e em Salvador (BA). A fábrica que fica em Maracanaú conta com 7000m² e produção de até 400 mil peças mensais.

Cacique Pequena (Arte e Cultura) 

 

Cacique Pequena

Cacique Pequena

Mestra de cultura e guardiã da cultura do povo Jenipapo-Kanindé (Aquiraz). Ela rompeu costumes e tradições e se tornou a primeira mulher cacique do Brasil nos anos 1990 – função exercida, até então, apenas por homens e perpassada de geração em geração “de pai para filho”. Importante liderança indígena conquistou demarcação de terra, energia elétrica e uma escola para sua comunidade, entre outros.

Gaída Dias (Comunicação)

 

Gaída Dias

Gaída Dias

Diretora executiva do Grupo Cidade de Comunicação (sete emissoras de rádio, TV Cidade Fortaleza, Portal GC Mais e uma coluna social). Atua na TV Cidade Fortaleza há 25 anos. Formada em Administração de Empresas pela Unifor, tem uma gestão marcada por mudanças e implementação de tendências no mercado da comunicação.

Joselma Oliveira (Economia e Negócios)

 

Joselma Oliveira

Joselma Oliveira

Empresária e fundadora da Pardal Sorvetes, uma das marcas mais tradicionais e em plena expansão no Estado do Ceará. Instalada no Eusébio, a empresa mira a expansão no Nordeste e a exportação para mercados internacionais, como Portugal. Atualmente, gera cerca de 100 empregos diretos e milhares de indiretos, contando com 12 distribuidores na Grande Fortaleza e em Mossoró (RN).

Regina Barbosa (Trabalho Social) 

 

Regina Barbosa

Regina Barbosa

Professora e cofundadora da Casa da Vovó Dedé, projeto social que há 30 anos vem promovendo mais oportunidade e desenvolvimento social, por meio da arte e da educação para crianças e jovens moradores da Barra do Ceará. Mais de mil crianças são atendidas, mensalmente.

Riane Azevedo (Saúde)

 

Riane Azevedo

Riane Azevedo

Médica anestesiologista, coordenadora do serviço de anestesiologia do Hospital Monte Klinikum e ex-superintendente do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Também foi a primeira mulher presidenta da Cooperativa dos Médicos Anestesiologista do Estado do Ceará (Coopanest), deixando a marca da inovação, colaboração, avaliação, impacto social das organizações e valorização da importância dos anestesistas.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda