Ventos do Oriente

Rodrigo Frota realiza exposição fotográfica em homenagem aos 98 anos do nascimento de seu avô, Edson Queiroz

Por Viviane Ferreira - Em 11/04/2023 às 11:48 AM

0 Fotografo Rodrigo Frota A

Rodrigo Frota

O aniversário de 98 anos de nascimento do industrial cearense Edson Queiroz – fundador de um dos maiores grupos empresariais do Brasil com atuação da educação à energia – será marcado com uma programação cultural gratuita, com destaque para a exposição fotográfica do neto do homenageado, Rodrigo Frota.

As atividades começam no dia do aniversário, 12 de abril, com a abertura da “Semana da Vida, Trajetória e Legado do Chanceler Edson Queiroz”, no município de Cascavel (CE), onde o industrial nasceu.

 

Edson Queiroz

Edson Queiroz

A programação é uma realização do Memorial Edson Queiroz, equipamento cultural do Instituto Myra Eliane, em parceria com a Prefeitura de Cascavel. A exposição de Rodrigo fica aberta ao público até 12 de maio, com entrada gratuita.

A exposição “Fragmentos de Viagem – Ventos do Oriente” evidencia a paixão do artista Rodrigo Frota pela fotografia, herança do avô, do pai e da mãe, que teve um estúdio de revelação fotográfica em casa. A mostra apresenta registros visuais nas incursões de Rodrigo pelos países asiáticos Índia e Myanmar, entre 2009 e 2013.

As imagens são um reflexo da sensibilidade do artista em relação aos temas fé, trabalho e cultura, fortemente presentes na vida de Edson. O fotógrafo revela fragmentos de um mundo novo para quem nunca teve contato com essas culturas, mas podem apreciá-las através do olhar do artista e da descoberta de familiaridades próprias da condição humana, independente das distâncias.

“Fragmentos de Viagem – Ventos do Oriente” tem lançamento, para convidados, no dia 12 de abril, e estará aberta à visitação gratuita de 13 de abril a 12 de maio, no Memorial Edson Queiroz, em Cascavel (CE). A programação inclui visita guiada, no dia 14 de abril, às 13h. “Essa iniciativa sintoniza com nosso objetivo de levar cada vez mais cultura à população local, por meio de ações totalmente gratuitas. As fotos são um convite para inspirar nossas vidas por meio de temas tão importantes para o chanceler e para todos nós, com o olhar precioso de Rodrigo”, afirma o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso.

“As fotografias retratam belezas exuberantes e longe das paisagens turísticas, revelando a beleza natural, os costumes e as pessoas por onde passei, abrindo espaço para mergulhar no belo subjetivo que está no trabalho, na cultura e na fé, temas bastante conectados com a vida de meu avô Edson Queiroz”, destaca Rodrigo.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas