APONTA FGV
PIB brasileiro cresce 1,3% em março
Por Redação - Em 19/05/2025 às 11:50 AM

Em termos monetários, o PIB atingiu R$ 3,393 trilhões no primeiro trimestre de 2025
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou crescimento de 1,3% em março de 2025 em comparação com fevereiro deste ano, conforme dados do Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV). No comparativo anual, o PIB avançou 3,5% em março de 2025, frente a igual mês de 2024.
No primeiro trimestre de 2025, o PIB cresceu 1,6% em relação ao quarto trimestre de 2024 e 3,1% comparado ao primeiro trimestre de 2024. A taxa acumulada em 12 meses até março foi de 3,5%.
O bom desempenho da agropecuária foi o principal motor desse crescimento, com destaque para a alta de 12,2% no setor. Os serviços também tiveram contribuição positiva, com um crescimento de 1,3%. Contudo, a indústria apresentou estagnação, especialmente no setor de transformação, que pesou no resultado negativo da indústria.
Na ótica da demanda, todos os componentes registraram expansão, destacando-se as exportações, que aumentaram 2,8% no primeiro trimestre, impulsionadas pelos produtos agropecuários. O consumo das famílias também cresceu 2,7% no período, embora a FGV note uma desaceleração no crescimento do consumo, especialmente de bens duráveis e serviços.
A Formação Bruta de Capital Fixo teve um aumento de 6,9%, com destaque para o desempenho de máquinas e equipamentos, que ajudaram a impulsionar esse resultado. Já as exportações de bens e serviços subiram 1,0%, enquanto as importações aumentaram 12,8%.
Em termos monetários, o PIB atingiu R$ 3,393 trilhões no primeiro trimestre de 2025. A taxa de investimento da economia foi de 15,3%.
Mais notícias
ABECS



























