PRIMEIRA FÁBRICA MULTIMARCAS
Adece visita bases tecnológicas visando implantar a Planta Automotiva do Ceará
Por Marcelo Cabral - Em 19/11/2025 às 4:46 PM
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, ao longo desta semana, uma série de visitas técnicas em Minas Gerais para conhecer de perto as principais pesquisas, iniciativas e projetos dedicados ao setor automotivo. As visitas integram um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento da Planta Automotiva do Ceará (Pace), a primeira fábrica multimarcas do Brasil.

Equipe da Adece percorreu várias instituições voltadas ao setor automotivo Foto: Ascom/Adece
A comitiva técnica da Presidência da Adece percorreu instituições de referência no ecossistema automotivo mineiro, incluindo a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o Centro de Tecnologia da Mobilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a unidade regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Nos últimos meses, o presidente da Adece, Danilo Serpa, e sua equipe também estiveram em instituições no Espírito Santo, São Paulo e Pernambuco. Essas missões técnicas têm como foco a troca de experiências em pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de mão de obra especializada, etapa considerada essencial para a consolidação do polo automotivo cearense.
Planta Automotiva do Ceará
Com investimento inicial de R$ 400 milhões, a Pace, instalada no município de Horizonte, tem como investidora âncora a Comexport – a maior empresa de comércio exterior e supply chain do País. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Porsche, Toyota, GM, Renault, Ford, Volvo, Higer, Chery e Volkswagen atuam no Brasil por meio da companhia.
Primeira planta multimarcas do segmento instalada no território nacional, a Pace tem potencial para gerar até 9 mil empregos diretos e indiretos. O modelo de operação já é consolidado em países como México, Uruguai, África do Sul, Tailândia e Holanda, onde demonstra eficiência industrial e competitividade logística.
No último mês de setembro, a General Motors se tornou a primeira montadora a confirmar produção na nova planta. O Chevrolet Spark, modelo 100% elétrico, foi escolhido para inaugurar as operações da marca no Ceará, marcando um passo significativo na entrada do Estado na rota da eletromobilidade global.
Mais notícias
Noite solidária




























