Gabinete Ativo

Com nova função no STJ, ministro Teodoro Santos traça diretrizes para o semestre forense

Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/02/2026 às 11:20 AM

Teodoro Silva Santos (3)

Desembargador cearense integra o STJ desde 2023. Foto: Aldaila Bongiovi/Portal IN

O ministro Teodoro Silva Santos, membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), iniciou oficialmente o 1º semestre forense de 2026 em reunião de alinhamento com sua assessoria, realizada na segunda-feira (2).

No encontro, tópicos como organização dos trabalhos e definição de diretrizes estratégicas do gabinete para o ano foram discutidos. De acordo com o magistrado, o foco será em resultados, eficiência e celeridade na condução dos processos, marcado pela gestão estratégica e pelo fortalecimento institucional.

Teodorostj

Judiciário e Legislativo iniciaram os trabalhos de 2026 na última segunda, 2. Foto: Gustavo Lima/STJ

A agenda segue também as metas do Radar Estratégia do STJ e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os temas abordados estão a consolidação de rotinas voltadas ao desempenho, a padronização de fluxos de trabalho e o acompanhamento contínuo de indicadores, como forma de assegurar maior previsibilidade e qualidade na prestação jurisdicional. 

Balanço

A etapa de alinhamento ocorre em um contexto de ampliação das atribuições institucionais de Teodoro Silva Santos. Desde 15 de janeiro, o ministro assumiu a presidência da Segunda Turma da Seção de Direito Público do STJ, o que reforça a necessidade de organização interna para dar suporte às novas responsabilidades e fortalecer a atuação colegiada.

Na ocasião, foram apresentados ainda os resultados alcançados ao longo de 2025, com destaque para o desempenho do gabinete e os avanços na redução do acervo processual. A equipe do ministro Teodoro também analisou a situação atual dos processos com relatoria no gabinete, identificando prioridades e pontos de atenção para garantir maior eficiência na tramitação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder