
EM PAUTA NO SENADO
Senadora Augusta Brito propõe lei para limitar uso excessivo de telas por crianças
Por Aflaudisio Dantas - Em 05/07/2025 às 12:24 AM

Senadora afirma que o problema é crescente Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado
Um projeto de lei apresentado pela senadora Augusta Brito (PT) quer ajudar a reduzir o tempo que crianças e adolescentes passam na frente de telas, como celulares, tablets e computadores. A proposta busca atualizar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para incluir regras que incentivem o uso equilibrado da tecnologia e estimulem atividades fora do ambiente digital como leitura, brincadeiras, esportes e trabalhos manuais.
A senadora destaca que o uso excessivo de telas por crianças é um problema atual e crescente. Muitas vezes, os jovens usam esses dispositivos sem supervisão, o que pode causar impactos negativos na saúde física, emocional e no desenvolvimento social e cognitivo. A ideia do projeto é garantir que o ambiente digital seja mais seguro e adequado para cada faixa etária.
Entre os pontos principais da proposta estão: limitar o tempo de uso de telas de acordo com recomendações de especialistas, proteger os menores contra conteúdos inadequados e propagandas direcionadas, impedir a coleta indevida de dados e garantir o acesso a conteúdos educativos e criativos.
Mais notícias


EM SÃO PAULO
