eleições municipais de 2024

TRE-CE e Secretaria das Mulheres firmam parceria para combate à violência política de gênero

Por Deusdedit Neto - Em 09/07/2024 às 6:55 PM

02ca0f00 671a 4aaa 8838 Aba034a19ddc

Foto: Divulgação

Visando fomentar a prevenção da violência política de gênero nas eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se reuniu com a Secretaria das Mulheres do Ceará nesta terça-feira, 9. O encontro, realizado na sede do Tribunal em Fortaleza, contou com a presença de dirigentes de ambas as instituições.

Durante a reunião, foram discutidos os desafios e estatísticas sobre a presença feminina na política cearense, abordando questões como fraudes à cota de gênero e a insuficiência de mulheres em gestões partidárias. A secretária das Mulheres e vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), destacou a importância de prevenir a exclusão e a violência política. “É fundamental unir forças para prevenir essas violações, além de aplicar a legislação existente,” afirmou.

O presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ressaltou a necessidade de um esforço conjunto entre órgãos públicos, partidos e eleitores. “Estamos firmes e dispostos a firmar mais parcerias em prol da igualdade e representatividade no cenário político,” disse.

Foram apresentadas iniciativas já ativas do TRE-CE, como eventos de debate sobre o tema, a expansão da Ouvidoria da Mulher para o interior do Estado e a implantação do Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra magistradas e servidoras.

Como encaminhamento, foram discutidas possibilidades de ampliação desses projetos e a criação de uma comissão interinstitucional para combater a violência política de gênero, visando as eleições municipais deste ano. As visitantes também participaram de uma visita guiada às dependências do Tribunal.

Participaram do encontro, representando o TRE-CE, o vice-presidente e corregedor desembargador Gladyson Pontes; o ouvidor desembargador Daniel Carneiro; o diretor da EJEC desembargador Luciano Freire; o juiz auxiliar da Presidência Tiago Dias; o diretor-geral Pedro Bruno Trigueiro; a secretária da Presidência Denise Pontes; os servidores Adriana Alcântara e Danilo Magalhães, e a assessora-chefe de Imprensa, Comunicação Social, Cerimonial e Eventos Morgana Chaves. Da Secretaria das Mulheres, estiveram presentes Raquel Andrade, Glória Matos e Jessivania Silveira Martins.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder