TECNOLOGIA

Tribunal de Justiça e ICC firmam parceria inédita na área de inteligência artificial

Por Marcelo - Em 16/03/2020 às 3:50 PM

Tribunal de Justiça usará plataforma tecnológica do ICC                                                                                    Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e o Grupo ICC firmaram um termo de cooperação técnica histórico no Poder Judiciário brasileiro: trata-se da inclusão de apoio da Inteligência Artificial Watson for Oncology para o suporte de decisões judiciais que envolvam tratamentos oncológicos.

Neste mês, a Justiça do Ceará, por meio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT-JUS), elaborou o primeiro parecer técnico utilizando como suporte sistema de inteligência artificial. O Juiz Renato Esmeraldo Paes, da 3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, a partir do parecer elaborado por meio da inteligência artificial, tomará a decisão em uma matéria envolvendo caso de saúde.

A plataforma tecnológica utilizada foi cedida ao Judiciário pelo ICC sem custos, possibilitando que os magistrados tenham o auxílio dos diagnósticos da solução, que traz evidências baseadas na literatura médica global, dá suporte e traz mais assertividade em demandas judiciais envolvendo casos de câncer.

Com a parceria direta com o ICC, o TJCE remeterá ao instituto as demandas recebidas pelos magistrados. Após a elaboração dos pareceres técnicos, os documentos serão remetidos aos juízes para proferirem suas decisões.

Histórico

Washington Araújo ouve explicações de Pedro Meneleu sobre a plataforma

De acordo com o CEO do ICC, Pedro Meneleu, a parceria permite, além de um conhecimento significativo baseado em uma gigantesca base de dados fornecida pelo Watson for Oncology, uma verdadeira transformação com o melhor uso de recursos, sejam eles públicos ou privados, na área da saúde.

Assinaram o termo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo; a juíza Coordenadora no Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário, Dulce Feijão, e o CEO do ICC, Pedro Meneleu.

Durante a solenidade, também estiveram presentes M.D. Ph.D., médico do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (NAT-JUS), Ítalo Martins; o COO do ICC, Caio F. Juaçaba; a diretora Administrativo-Financeira do ICC, Júlia Graziela Vieira, e o Head of Intelligence do ICC, Hermano Alexandre Lima Rocha.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder