AGILIDADE E INOVAÇÃO

Presidente do TJCE destaca modernização da Justiça em almoço na CDL de Fortaleza

Por Marcelo - Em 18/07/2022 às 7:36 PM

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, esteve nesta segunda-feira (18), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, onde participou do almoço de diretoria. Na oportunidade, ela destacou as melhorias que vêm sendo implementadas no Poder Judiciário e como estas inovações podem melhorar e agilizar a resolução de processos que envolvem o comércio varejista.

Assis Cavalcante recepcionou a desembargadora Nailde Pinheiro                   Foto: Divulgação

Recepcionada pelo presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, e sua diretoria, ela ressaltou que existe um trabalho em conjunto com a entidade. “Temos vários processos que vêm para melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional, que a cada dia tende a se aprimorar. Fazendo com que aquela pessoa que há vários anos aguarda o julgamento do seu processo possa obter o mais rápido o resultado da questão na Justiça”, disse.

O objetivo do encontro com os representantes do varejo foi repassar informações sobre o Programa de Modernização do Judiciário (Promojud). “No que diz respeito à tecnologia, nesta gestão tem havido um impulso muito grande, nossos processos estão virtualizado, fazendo com que os magistrados e servidores possam trabalhar à distância. E isso também tem melhorado a comunicação entre os magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados, que muitas vezes reclamavam do difícil acesso. E com essa área tecnológica tudo está sendo mais dinâmico, célere, e possível qualquer um conversar mesmo à distância, através de uma videoconferência, com o relator do seu processo”, afirmou.

Ela lembrou que a pandemia impulsionou e encorajou o TJCE a dar esse passo a mais na organização do Poder Judiciário, utilizando a tecnologia. “Temos grande número de fóruns que estão sendo modernizados e outros sendo entregues no Ceará. Inclusive há o projeto Mais Interior, que tem nos dado um suporte maior da qualidade de vida do magistrado, servidores, defensores públicos, membros do Ministério Público e sem esquecer os jurisdicionados”, explicou.

Atuação da desembargadora foi elogiada durante a reunião na CDL

A presidente do TJCE finalizou lembrando que está em andamento um concurso público e a recuperação do prédio do Tribunal de Justiça, que foi atingido por um grande incêndio no primeiro semestre e que deve ser concluída até fevereiro de 2023. “Estamos em andamento em concurso para analistas, oficiais de Justiça e técnicos judiciários. E na semana passada visitei as obras de reforma do TJCE que estão muito aceleradas”, salientou a desembargadora Nailde Pinheiro.

Por sua vez, o presidente da CDL de Fortaleza ressaltou que a formação como advogado era baseada no embate, não havia cadeira de conciliação, o que vem sendo implementado no Poder Judiciário cearense, e destacou a importância das audiências online, que deram uma grande dinâmica para a Justiça. “E nunca vi tantos desembargadores assumindo em um curto espaço de tempo, dando ainda mais celeridade para os processos no Estado”, celebrou Assis Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business