"Para dar proteção"

André Fernandes propõe criação de Batalhão de Elite na Guarda Municipal de Fortaleza

Por Redação IN Poder - Em 10/09/2024 às 2:40 PM

Foto: Divulgação

O candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PL, André Fernandes, anunciou sua proposta de criar um batalhão de elite na Guarda Municipal da capital cearense. Durante um discurso recente, o candidato afirmou que pretende adotar um modelo inspirado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, destacando a importância de uma Guarda Municipal “bem equipada, bem treinada, com colete, boina e caveirão”. A iniciativa busca reforçar a ostensividade da segurança pública em Fortaleza.

Além disso, Fernandes planeja aumentar o efetivo da Guarda Municipal com a inclusão de, no mínimo, 1,2 mil novos agentes. O foco, no entanto, não se limita apenas ao aumento de pessoal, mas também à criação de uma unidade especializada: a Ronda Ostensiva Municipal (Romu). “A minha Guarda Municipal não vai acompanhar AMC para fiscalizar moto com licenciamento atrasado, nem Agefis para fechar a barraca de feirante. Minha Guarda Municipal será usada para dar proteção ao cidadão de Fortaleza”, afirmou o candidato.

Fernandes também defendeu a integração entre a gestão municipal e o Governo do Estado na área de segurança. Ele citou como exemplo a parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual, onde a administração municipal paga horas extras para policiais atuarem na cidade, um modelo que o candidato pretende trazer para Fortaleza.

Durante sua fala, André Fernandes criticou o prefeito atual, José Sarto (PDT), e o governador Elmano de Freitas (PT), alegando que ambos se esquivam de suas responsabilidades em relação à segurança pública. “Eu acredito que o gestor público que se esquiva dos seus deveres está sendo covarde”, disse Fernandes, ao criticar a troca de acusações entre Prefeitura e Governo do Estado sobre a competência pela segurança. As declarações foram dadas durante entrevista à rádio Verdes Mares. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder