MOBILIDADE URBANA
Consórcio responsável pela Linha Leste do Metrofor é multado em mais de R$ 1,5 milhão por atrasos
Por REDAÇÃO - Em 14/05/2026 às 2:35 PM

Linha Leste do Metrofor acumula mais de 12 anos de obras e segue em fase de execução em Fortaleza — Foto: divulgação/Governo do Ceará
O Consórcio FTS, responsável pelas obras da Linha Leste do Metrofor, foi multado em mais de R$ 1,5 milhão por atrasos na execução das obras da estação Colégio Militar, em Fortaleza. As penalidades foram aplicadas pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e publicadas no Diário Oficial do Estado.
Segundo a pasta, as sanções estão relacionadas ao descumprimento de prazos estabelecidos no cronograma executivo referentes aos anos de 2021 e 2022. O Consórcio FTS é formado pelas empresas Ágis Construção e Sacyr Construcción Brasil.
Obras avançam após mais de 12 anos
Em construção oficialmente há mais de 12 anos, a Linha Leste do metrô de Fortaleza atravessa atualmente a fase mais acelerada das obras. Segundo dados da Seinfra, cerca de 45% da primeira etapa do ramal já foi concluída.
A expectativa do governo estadual é atingir 50% de execução até o segundo semestre deste ano. Entre os trechos mais avançados está a estação Chico da Silva Leste, que já alcançou 96% de conclusão.
Novas estações

Obras da Linha Leste do Metrofor seguem em expansão e devem conectar o Centro ao Papicu em cerca de 15 minutos após a conclusão do projeto — Foto: divulgação/Governo do Ceará
Mais notícias
Destinos Icônicos

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)
























